quarta-feira, 16 de março de 2011

Gestão do tempo: identifique seu perfil

Vocé é mulher maravilha, perfeccionista, espontânea ou super mãe?


Ser mulher, mãe, chefe, namorada/esposa e "ainda" ser feliz é uma tarefa bastante árdua nos dias de hoje. A gestão do tempo tem particularidades de acordo com o estilo de produtividade da mulher.
De acordo com Christian Barbosa, autor de Você Dona do Seu Tempo, há quatros perfis, que podem ser combinados e sobrepostos durante o dia.

Descubra o seu perfil predominante:



:: Mulher Maravilha:

A busca incessante — e estressante — para ser uma "resolvedora" de problemas! As mulheres desse perfil vivem com coisas urgentes e prioritárias para resolver e, ainda assim, encaram essas urgências como uma forma de vencer desafios e como superação.

Os inconvenientes na super-heroína são o excesso de ação e pouco tempo focado no importante, além de um nível pequeno de planejamento e de uso de ferramentas de produtividade.
O que fazer?

Quando algo imediato aparecer, deixe de lado a vontade de resolver. Aprenda com a urgência, foque na prevenção, não apenas na solução. Converse com a equipe e descubra por que a atividade se tornou urgente. Uma ótima alternativa para auxiliar a diminuir o ritmo "heróico" é iniciar alguma atividade calma como Yoga, alongamento, meditação etc;
:: Perfeccionista:

Seguir seus planos e prioridades, essa é a principal característica da mulher deste perfil. Além de lidar muito bem com ferramentas de produtividade e utilizar para fazer render o seu dia, as perfeccionistas têm um cotidiano extremamente orientado para resultados, isso porque elas possuem uma grande capacidade de manter o foco naquilo que é realmente importante. Mas a necessidade de fazer as coisas perfeitamente pode transformá-la em uma workaholic.
Fique atenta!

Se você é uma perfeccionista, a palavra chave para a organização das suas atividades é flexibilidade. Não se cobre tanto nem se culpe pelo fato de o mundo não ser do jeito que você gostaria que fosse;
:: Espontânea:

Você segue o ritmo natural das coisas para criar e interagir com suas prioridades? As coisas não precisam estar certinhas para estarem boas? Essas sãos as leis das mulheres que usam a espontaneidade e a criatividade para planejar o dia. Falta de tempo não é problema para você, já que consegue o tempo que for quando realmente quer. Mas tanta naturalidade pode aumentar o nível de interrupções diárias e fazer com que perca o foco.
E agora? 
Aproveite a criatividade para desenvolver uma ferramenta que seja a sua cara. Existe mulheres que usam cadernos sem pautas para organizar seus dias por meio de desenhos ou gráficos de mapas mentais. Seja espontânea no planejamento do tempo!
:: Super Mãe: 
O mais colaborativo de todos os perfis. A preocupação em excesso com outras pessoas e aceitar cumprir tarefas de terceiros — resultados da sua dificuldade em dizer "não" — são os principais motivos da sua agenda lotada.
Solução: 
Quanto mais você se focar em você mesma, no que realmente faz sua vida evoluir e, não apenas agir, terá mais foco no seu papel o "EU" e mais facilidade para dizer não às outras pessoas. Um ponta-pé inicial pode ser dado na definição de uma meta pessoal extremamente clara e relevante, e utilizar seu tempo livre para alcançar esse objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...