quarta-feira, 16 de março de 2011

Planeta Consciente

Abertura da Semana do Rio Sorocaba acontece nesta quinta-feira

A Semana do Rio Sorocaba começa oficialmente nesta quinta-feira (17), às 10h, com a solenidade de abertura do "Ecociente" na Praça de Eventos do Esplanada Shopping. Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Comunicação (Secom) e Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Esplanada Shopping e o Greenpeace, o evento vai celebrar três datas especiais: o Dia Mundial da Água e do Rio Sorocaba (ambos comemorados em 22 de março) e o Dia Mundial da Floresta (21 de março). Até o dia 27 de março, a população poderá conferir no shopping exposição de fotos do Mega Plantio, oficina de plantio e distribuição de mudas, apresentações de teatro do Programa Criança Ecológica, entre outras atividades.

Além do "Ecociente", a Secretaria do Meio Ambiente e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) vão realizar diversas ações até o dia 27 de março para celebrar o Dia do Rio Sorocaba, comemorado oficialmente no dia 22 de março. "O nosso objetivo é conscientizar a população para refletir sobre a importância da água para a vida, seu uso racional, recuperação da qualidade das águas do Rio Sorocaba e preservação dos mananciais", destaca a secretária Jussara de Lima Carvalho.

Neste domingo (20), às 8h30, as Prefeituras de Sorocaba, Votorantim e Piedade vão realizar uma descida de barcos em comemoração ao Dia do Rio Sorocaba e ao Dia Mundial da Água. A saída de barcos será do Clube do Nais e a chegada será na Usina Cultural "Ettore Marangoni". Além das prefeituras, a Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros e o Grupo Caturros Navegantes também participarão da travessia.

Além disso, a Sema vai realizar algumas atividades nos três parques educadores ecológicos durante este mês de março. Os munícipes vão poder participar de visitas monitoradas e exposições interativas no Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", Parque da Biquinha e no Parque da Água Vermelha.


O Dia do Rio Sorocaba acontece na mesma data do Dia Mundial da Água, estabelecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para reflexão sobre a importância da água para a vida, a preservação de mananciais e seu uso racional.


Ecociente


Até o dia 27 de março, o "Ecociente" trará exposição "Peixes do rio Sorocaba", onde o público terá a possibilidade de conhecer os peixes que vivem no rio por meio de uma técnica chamada 'diorama', onde uma cena é pintada sobre uma tela de fundo curvo que, iluminada de maneira adequada, dá a impressão de tridimensionalidade.

Já, a exposição "Fauna do rio Sorocaba" exibirá os animais que moram no rio ou dependem dele para viver. A técnica utilizada será a 'taxidermia', mais conhecida como empalhamento. Além disso, haverá outras atividades, como teatro e oficinas de plantio.

O "Ecociente" também contará com outras exposições ligadas ao meio ambiente, como "As melhores imagens do Mega Plantio". Nesta, 60 trabalhos, entre fotografias e vídeo-reportagens, que a Secretaria de Comunicação produziu sobre o evento e a ação do Mega Plantio, ocorrido em dezembro de 2010. Já, a exposição "Mudas do Mega Plantio" trará exemplares de mudas plantadas na ação, para que o público conheça suas características e particularidades.

Outro trabalho para o público conhecer os detalhes será a exposição "Árvores Cidadãs Sorocabanas", que apresentará a história e as curiosidades das árvores mais antigas da cidade. 

Os visitantes poderão ainda participar de oficinas de plantio e distribuição de mudas, com a oportunidade de aprender a maneira adequada de plantar e ainda ganhar uma muda para levar para casa. A "Atividade da Mata Ciliar" trará um experimento que mostra a importância da vegetação nas margens dos rios e mananciais.

Nos finais de semana, a criançada poderá conferir o teatro do Programa Criança Ecológica, que abordará o tema "Água". Todas as atividades do "Ecociente" são gratuitas.


Atividades nos Parques Educadores Ecológicos

A Secretaria do Meio Ambiente também vai realizar algumas atividades nos parques educadores ecológicos durante este mês de março.

Até o dia 31 de março, a Sema vai realizar o "Bicho do Mês" no Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros". A atividade consiste numa exposição interativa realizada em frente ao recinto de um animal, no qual o objetivo é trabalhar as questões relacionadas à conservação do animal, seu habitat e as ações individuais e coletivas que contribuem para essa ação. Em março, será a vez da garça. Com esse bicho, a equipe de educação ambiental vai falar sobre a conservação dos ambientes aquáticos. A atividade vai acontecer de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h30 às 16h30.

Além disso, de 22 a 31 de março, o Zoo vai ter uma exposição sobre a Biodiversidade do Rio Sorocaba no Museu de Zoologia. O "Quinzinho de Barros" fica na Rua Theodoro, 883, na Vila Hortência. O parque funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone 3227.5454.

Até o dia 31 de março, a Sema vai realizar visitas monitoradas no Parque da Água Vermelha. Durante a atividade, os participantes serão guiados por monitores para apresentar o parque e contar um pouco da sua história. Lá será realizado um roteiro com o tema água, onde serão explorados os recursos do parque e conteúdos relacionados a conservação dos recursos hídricos (bacia hidrográfica, fauna aquática, poluição, assoreamento e mata ciliar).

Para participar da atividade durante este semestre é necessário que a escola faça o agendamento prévio no próprio parque. O parque fica na Rua Romênia, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo telefone 3221.6643.

Já no Parque da Biquinha, de 21 a 25 de março, acontecerão as visitas monitoradas com o tema: Poluição da água e Conservação dos recursos hídricos. Para a atividade é necessário agendamento prévio até esta sexta-feira (18). O Parque da Biquinha fica na Av. Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Mais informações pelo telefone 3224.1997.

Segue abaixo a programação completa da Semana do Rio Sorocaba:


De 17 a 27

"Ecociente"

Local: Esplanada Shopping ¿ Praça de Eventos

Exposição "As melhores imagens do Mega Plantio" ¿ diariamente, das 10h às 22h

Exposição "Mudas do Mega Plantio" ¿ diariamente, das 10h às 22h

Exposição "Árvores Cidadãs Sorocabanas" ¿ diariamente, das 10h às 22h

Exposição "Peixes do Rio Sorocaba" (diorama) ¿ diariamente, das 10h às 22h

Descrição: Diorama, representação do Rio com a sua biodiversidade de peixes (tabarana, traíra, carás, curimbatás, etc.)

Exposição "Fauna do rio Sorocaba" (taxidermia) ¿ diariamente, das 10h às 22h

Oficina de plantio e distribuição de mudas ¿ 6ª feiras e sábados, das 10h às 22h; e domingos das 14h às 20h

Teatro Criança Ecológica/tema água ¿ sábados 12h, 14h, 16h e 18h; domingos 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30

Atividade da Mata Ciliar ¿ diariamente, das 10h às 22h




Dia 20

Descida do Rio Sorocaba

Horário: 8h30

Saída: Clube do NAIS - Av. Comendador Pereira Inácio, 2.239

Chegada: Usina Cultural "Ettore Marangoni"




Dia 21

Lançamento do Concurso - Meio Ambiente: Nós conhecemos e fazemos

O objetivo é estimular de forma concreta os temas já trabalhados em sala de aula, possibilitando alunos e professores executarem um projeto que contribua para a formação de cidadãos mais conscientes.

Horário: 15h

Local: Auditório do Jornal Cruzeiro do Sul




Dia 22

Dia Mundial da Água e Dia do Rio Sorocaba

Lançamento das placas indicativas da fauna e da pesca no Rio Sorocaba 

Horário: 14h

Local: Às margens do Rio Sorocaba, entre a Ponte do Pinga-Pinga e o Parque das Águas




Dia 27

Encerramento da programação da Semana em conjunto com o Pedala Sorocaba ¿ em comemoração ao Rio Sorocaba

Após o passeio ciclístico, o público poderá participar de várias ações, como exposições, stands com a SEMA, Polícia Ambiental, UNESP, UNISO, UFSCAR, UNIP e PUC, oficina de plantio e distribuição de mudas.

Horário: das 9h às 13h




8ª Corrida Ecológica do Rio Sorocaba

Organização: Associação de Atletismo Santi Pegoretti (AASP)

Horário da largada: 8h30

Local: Parque das Águas

Inscrições: pelo site www.aaspatletismo.com.br ou pelo telefone (15) 3011.4843.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...