quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sorocaba participa do Festival Sesc

Notícia publicada na edição de 06/04/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 1 do caderno C - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Maíra Fernandes - maira.fernandes@jcruzeiro.com.br
A partir desta quarta-feira (6), seis dos quarenta e dois filmes selecionados dentro do Festival Sesc de Melhores Filmes (que estrearam em 2010) serão exibidos em Sorocaba, na sala 1 do cinespaço Villàggio. A programação segue até domingo, gratuitamente, com três filmes nacionais e três internacionais, mesclando produções independentes com comerciais. Sorocaba é uma das 16 cidades que foram escolhidas para exibir alguns filmes que fazem parte do festival, que ocorre na capital. Além dos filmes, haverá bate-papo com os cineastas André Klotzel e Esmir Filho.

Quem abre o evento hoje, às 20h, é o longa "Riscado", do diretor Gustavo Pizzi. Lançado no Festival do Rio no ano passado, o filme, que não faz parte da mostra competitiva, vem marcando presença nos festivais internacionais. A produção narra a história de uma atriz que sonha em viver de sua arte. Enquanto não consegue, sobrevive de pequenos trabalhos interpretando divas de cinema, fazendo panfletagem para pagar as contas no fim do mês, até que chega uma grande produção européia onde ela faz teste, passa e começa a trabalhar na construção do filme. "Esse é o meu primeiro longa metragem de ficção, antes havia feito documentário. Venho produzindo muita coisa, mais Riscado é minha primeira produção, e estou muito feliz por abrir um festival como esse", declara o diretor.

A programação competitiva começa amanhã com o filme brasileiro "Tropa de Elite 2- O inimigo agora é outro", de José Padilha; na sexta-feira será exibido o filme,"Os famosos e os duendes da morte", de Esmir Filho e no sábado o humor suburbano de "Reflexões de um liquidificador", de André Klotzel, fechando o ciclo de filmes nacionais. Ainda no sábado, os sorocabanos também poderão conferir o longa "London River - Destinos Cruzados", de Rachid Bouchared, uma produção do Reino Unido, França e Argélia. Na tarde de domingo, dia 10, será exibido o vencedor da categoria melhor filme estrangeiro no Oscar de 2010, "O segredo de seus olhos", de Juan José Camponella e finalizando as exibições, na noite de domingo o filme "Vincere", de Marco Bellocchio.

"Este circuito cumpre um dos objetivos fundamentais da instituição, o de democratizar o acesso do mais amplo público aos bens culturais de qualidade que, neste caso, são escolhidos conjuntamente por especialistas e o próprio frequentador das salas de cinema", afirma o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, sobre a qualidade dos filmes e o modo de escolha.

Cinema da Vela

Além da exibição, haverá bate-papos de diretores com os público, mas de uma maneira diferente. Para mudar o tradicional ambiente, o Sesc se inspirou na tradicional comunidade de samba paulistana, o Samba da Vela, para criar o Cinema da Vela. Assim, os diretores conversarão sobre cinema e suas produções mediante a chama da vela, ou seja, até que ela se apague.

O primeiro a conversar com o público sorocabano será André Klotzel, diretor de "A Marvada Carne" e que concorre no festival com o filme "Reflexões de um liquidificador". Ele bate-papo com o público amanhã. Na sexta-feira, outro diretor que concorre no festival, Esmir Filho, é quem participa do bate-papo. Filho ficou conhecido dos brasileiros na direção de curtas, o seu mais famoso foi o "Tapa na Pantera".


Programação da mostra competitiva:


Amanhã, às 19h

TROPA DE ELITE 2 - O INIMIGO AGORA É OUTRO
(Brasil, 2010). Direção de José Padilha. Com Wagner Moura, Irandhir Santos, André Ramiro, André Mattos, Maria Ribeiro e Tainá Muller. Anos depois da história narrada no primeiro filme, o capitão Nascimento cresceu na carreira passou a comandante geral do BOPE e depois a Subsecretário de Inteligência do Governo do Rio. Em suas novas funções, Nascimento faz o BOPE crescer e coloca o tráfico de drogas de joelhos, mas não percebe que, com isso, está ajudando outros inimigos: policiais e políticos corruptos com interesses eleitoreiros. Na vida pessoal, Nascimento tem que lidar com o fracasso de seu casamento com Rosane, que se casou com seu maior adversário político, um militante dos direitos humanos.

Sexta, às 19h

OS FAMOSOS E OS DUENDES DA MORTE
(Brasil, 2009). Direção Esmir Filho. Com Henrique Larré, Tuane Eggers, Ismael Caneppele, Samuel Reginatto e Áurea Baptista. Um garoto de 16 anos fã de Bob Dylan acessa o mundo por meio da internet, enquanto vê seus dias passarem em vão numa pequena cidade de ascendência alemã do interior do Rio Grande do Sul. Na web, ele utiliza o pseudônimo Mr. Tambourine Man, em referência à música de Bob Dylan. Sentindo-se entediado numa cidade onde nada acontece, ele passa os dias entre brincadeiras com o amigo, Diego, e a rotina com a mãe. Até que uma nova figura na cidade traz lembranças de seu passado envolvendo um outro rapaz, Julian, e uma garota que morreu misteriosamente.

Sábado, às 15h

REFLEXÕES DE UM LIQUIDIFICADOR
(Brasil, 2010). Direção de André Klotzel. Com Ana Lúcia Torre, Selton Mello, Germano Haiut, Fabiula Nascimento e Aramis Trindade. Elvira, uma dona de casa pacata e simpática, ouve uma voz estranha na cozinha. É seu liquidificador, que de repente começa a falar com ela. Quando seu marido Onofre desaparece, os vizinhos e amigos do casal, como a fogosa Milena, querem ajudar. Mas Elvira só confia no liquidificador. Ainda mais quando a polícia começa a suspeitar de assassinato, e o investigador Fuinha se encarrega do caso, disposto a tudo para descobrir a verdade.

Sábado, às 19h

LONDON RIVER DESTINOS CRUZADOS
(Inglaterra, França, Argélia, 2009). Direção de Rachid Bouchared. Com Brenda Blethyn, Sotigui Kouyat, Sami Bouajila, Roschdy Zem e Marc Baylis. Elisabeth Sommers assiste pela TV os atentados terroristas ocorridos em Londres, onde bombas explodiram um vagão de trem e um ônibus. Imediatamente, ela tenta falar com a filha, Jane, mas não consegue. Preocupada, Elisabeth vai a Londres, mas encontra seu apartamento vazio. Ela vai à polícia e passa a pendurar panfletos pela cidade com a foto da filha. Um deles é pego por Ousmane, um senhor que chegou recentemente à capital inglesa e está em busca do filho, que não vê há 15 anos. Ousmane tem uma foto onde seu filho está ao lado de Jane. Apesar da desconfiança inicial, aos poucos ele (muçulmano) e Elizabeth (cristã) se aproximam na difícil tarefa de percorrer os hospitais da cidade em busca de alguma pista do paradeiro de ambos.

Domingo, às 15h

O SEGREDO DOS SEUS OLHOS
(Argentina, Espanha, 2009). Direção Juan Jose Campanella. Com Ricardo Darín, Soledad Villamil, Pablo Rago, Javier Godino e Guilhermo Francella. Benjamin Esposito se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um Tribunal Penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Ele usa sua experiência para contar uma história trágica da qual foi testemunha em 1974. Na época, o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales, marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto, ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval, seu grande amigo, e de Irene Hastings, sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Domingo, às 19h

VINCERE
(Itália, França, 2009). Direção de Marco Bellocchio. Com Giovanna Mezzogiorno, Filippo Timi, Corrado Invernizzi e Fausto Russo Alesi. Há um segredo na vida de Benito Mussolini: uma mulher, Ida Dalser, e um filho, Benito Albino, que nasceu, foi reconhecido, e em seguida renegado. É uma página negra da história da Itália, ignorada na biografia oficial do Duce. Quando Ida conhece Mussolini em Milão, ele é um fervoroso socialista que pretende orientar as massas contra a Igreja e a monarquia. Ela acredita nele e em suas ideias, e vende tudo o que tem para financiar "Il Popolo d"Italia", um jornal que Mussolini funda para ser o núcleo do futuro Partido Fascista. Quando a Primeira Guerra Mundial irrompe, ele se alista no Exército e desaparece. Ao reencontrá-lo algum tempo mais tarde casado com outra mulher, Ida exige seus direitos como verdadeira esposa e mãe de seu filho primogênito. Levada à força, ela fica trancada por mais de 11 anos num asilo de loucos, onde é amarrada e torturada, e nunca mais poderá ver seu filho. Mas Ida não desistirá de lutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...